Assim como as peças de roupa, é possível cansar do estilo de seus sapatos. Pensando nisso surgiu a ideia de customizá-los também. O processo é quase o mesmo que com as roupas, você pode tingi-los, personalizar com adereços, fazer bordados, pinturas, sobreposições e muito mais.
Customizando seu tênis estilo zig-zag
Escolha o tênis de sua preferência e tenha em mãos régua, cartolina, tesoura, lápis e canetas permanentes coloridas.

Figura 24: customizando tênis
Fonte: http://customizando.net/
Em uma cartolina faça o desenho e o recorte que irá usar de molde na hora de desenhar no tênis, depois disso, passe para o tênis a lápis. Quando tiver o desenho a lápis, escolha as cores e pinte/contorne sobre o desenho de lápis.

Figura 25: tênis customizado pt 2
Fonte: http://customizando.net/
Customizando sapatilha com cola colorida de tecido
Escolha as cores desejadas e faça a aplicação como preferir, fazendo desenhos, pontinhos, listras e etc. Depois deixe secar e pronto, é simples e rápido. Se você quiser, pode utilizar algum tipo de fixador de cor, ou ainda pode misturar alguma cola junto a tinta utilizada.

Figura 26: customizando sapatilha
Fonte: http://modabrasilsempre.blogspot.com.br/
Dica - Procure utilizar seus sapatos antigos para fazer as customizações, assim você estará dando mais tempo de vida a eles e valor ao dinheiro que gastou na compra, sendo assim não haverá desperdício.
Se você não pode comprar vários pares de sapatos, trabalhe com peças chave, que podem ser utilizadas com vários looks, invista nas cores básicas como o nude, preto, cinza e outros. Você pode customizá-los sem perder a sua essência básica inicial.
Customizando sapatilhas com esmalte
Utilize a sua cor favorita de esmalte para esta técnica. Basta demarcar a área desejada e com um pincel espalhar o esmalte.

Figura 26: customizando com esmalte
Fonte: http://modabrasilsempre.blogspot.com.br/
Customizando sapatos com glitter
Dê mais brilho aos seus saltos com essa customização, você precisará de cola branca (ou glitter), purpurina da cor desejada, um sapato, um pincel para espalhar a cola e uma flanela para limpar os excessos.
Passe a cola nas áreas desejadas e despeje o glitter. Faça isso aos poucos e depois dê algumas batidas com o sapato em alguma superfície para retirar o excesso.
Você pode optar pelo uso do verniz, porém, sem ele o glitter fica mais brilhante, é opcional.

Figura 27: sapato com glitter
Fonte: http://modabrasilsempre.blogspot.com.br/
Customizando sapatos com spray
Faça a demarcação do lugar que deseja pintar, forre o chão com jornal, passe o spray da cor desejada e depois deixe secar.

Figura 28: sapatos com spray
Fonte: http://customizando.net/
Customização de chinelos
A personalização dos seus chinelos dá um toque diferente e original a eles. Você pode aplicar miçangas, pérolas, laços, tecidos e muito mais. Pode forrar a base ou as tiras do chinelo. Essa customização é muito comum em chinelos Havaianas, muitas pessoas conseguem gerar renda a partir da produção e venda destas peças. Você faz com prazer e ainda é recompensado.
Customizando Havaianas:
Materiais

Figura 29: Havaianas
Fonte: http://www.perfeita.net/
>Amarre a ponta do elástico na parte de dentro inicial da tira, e fixe com um pedaço de fita durex para que não mude de lugar.
>Coloque a tira de strass por cima da tira do chinelo e vá passando o fio em cada strass.
>Deixe bem firme e no fim faça um nó no final da tira.

Figura 30: tiras com strass
Fonte: http://www.perfeita.net/
>Para finalizar, com uma alicate de bijuterias, prenda o pingente no chinelo na área desejada.

Figura 31: Havaiana customizada
Fonte: http://www.perfeita.net/
Customizando chinelo com tecido e flores
Materiais
O primeiro passo é tirar as alças do chinelo, depois passe cola na ponta da fita de cetim com ela posicionada na ponta debaixo da tira. Enrole até a sua extremidade na parte de cima ou de a volta completa até a outra tira. Você pode colocar cola neste percurso ou só no final quando fechar a fita. Depois disso personalize com flores e aviamentos.

Figura 32: Chinelos personalizados com tecido
Fonte: http://artesanato.culturamix.com/